Páginas


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pregação Lc 21, 12-19 - Sejamos perseguidos em nome do Senhor


No domingo 27 de novembro, nosso irmão e vice-coordenador do grupo de oração Douglas veio para nos falar sobre a passagem de Lucas 21, 12-19. O versículo nos narra sobre as ruiínas de Jerusalém, que nas palavras do pregador ficou para trás, pois hoje estamos diante e vivemos na Nova Jerusalém. Mesmo assim, segundo ele, vivemos em uma Capital fria, que sente muita fome, e sede pela Palavra do Senhor (Amós 8,11). Mas como podemos viver na mornidão e querermos dar testemunho do nosso Senhor ao mesmo tempo? A Palavra é clara: "Mas antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-os a presença dos reis e dos governadores por causa de mim". (Lc 21, 12)

Em Levíticos 19, 2 o Senhor nos pede: "Sedes santos porque Eu Sou Santo". E é preciso, mais do que nunca, que cada um dê verdadeiro testemunho da vida do Senhor. Precisamos ser canal da salvação para as pessoas, precisamos que esteja vivo em nós o rosto de Jesus, ainda que venha a fome, ainda que cheguem as pestes, precisamos estar firmes em Jesus. As perseguições virão, o próprio Senhor nos alerta isso na Palavra. Passaremos por dificuldades nas nossas casas e até mesmo na nossa Igreja. Seremos, e muitas vezes já somos, tachados de "loucos" e, ainda, muitas vezes vamos falhar ao desejar dar um passo maior que a nossa perna.

Mas o que o Senhor vem nos pedir nesse dia é que, apesar de tudo isso, estejamos firmes. São Marcos, Santa Cecília e tantos outros santos mártires morreram sendo perseguidos por causa de Jesus. Em compensação, existem cristãos que na primeira dificuldade já querem abandonar a Deus. Nós precisamos estar bem cientes de que AQUELE QUE QUISER SEGUIR O SENHOR PASSARÁ POR PERSEGUIÇÕES.

Não podemos esquecer também que muitas vezes essas persegições podem vir pelo nosso pecado. Mas o Senhor nos promete que pela obediência de uma só pessoa, em Romanos 5,20, onde abundou o pecado, superbundará a graça. Em Mateus 11, 12 nos é narrado que desde a época de João Batista, até o presente momento, o Reino dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. O mundo é violento em nos tentar ao pecado. E se caímos no pecado significa que nós católicos somos fraquinhos? Jesus quer causar uma "violência" na nossa vida e nós temos que ser violentos e radicais ao seguir Jesus.

Pode ser que sejamos entregues até mesmo pelos nossos pais, mas sermos odiados em nome do Senhor faz parte da nossa missão. E precisamos estar dispostos a sermos odiados. É necessário anunciar a verdade, custe o que custar, pois é pela nossa perseverança que alcançaremos a salvação.

Em Mc 8, 34 o Senhor nos diz: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me". Por essas palavras precisamos saber que o cristão vai sofrer, vai ser perseguido, vai ser chicoteado em nome do Senhor.

Que a destra do Senhor seja o nosso amparo nas lutas que estão por vir.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate! Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário